Feliz Dia Internacional da Mulher!

08/03/2018 | 13h56

Nesta quinta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, parabenizo todas as mulheres pelo dia especial.

A luta de vocês por mais espaço no setor privado, na política e na sociedade em geral precisa sim ser valorizada e reconhecida. E é preciso também combater com vigor e coragem a desigualdade entre mulheres e homens no mercado de trabalho, na vida empresarial e em nosso cotidiano. Um Estado e uma nação mais justos só serão possíveis com oportunidades iguais para todos, sem preconceito algum.

Pesquisa nacional divulgada nesta semana mostra que as mulheres podem ganhar até 38% que colegas homens que atuam na mesma função. O levantamento, elaborado pelo site de anúncios de empregos Catho, revela ainda que a desigualdade salarial ocorre em todos os setores e entre trabalhadores com diferentes níveis de instrução.

Enquanto isso, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o número de famílias chefiadas por mulheres quase dobrou nos últimos quinze anos, saltando de 23% em 1995 para mais de 40% em 2015.

Precisamos mudar essa realidade. Porque as mulheres estão assumindo o comando de suas famílias, trabalham tanto como os homens e, em muitos casos, até mais. E mesmo assim sofrem por causa de preconceitos e desigualdade de oportunidades.

Em nome da minha saudosa mãe, Dona Olga, agricultora de muita fibra e que nunca teve medo dos desafios da vida, quero deixar registrado meu sincero reconhecimento a todas vocês.

Feliz Dia das Mulheres!

Valdir Rossoni