Governo cria comissão para tratar de assuntos de Baixo Iguaçu

23/11/2016 | 18h34

Crédito: Kleyton Presidente

O chefe da Casa Civil Valdir Rossoni anunciou nesta quarta-feira (23) que o Governo do Estado nomeou uma comissão para seguir mediando os impasses entre o consórcio que constrói a usina Baixo Iguaçu e proprietários de terras que serão atingidas pelo reservatório. O grupo é formado pelo procurador-geral do Estado, Paulo Rosso, pelos diretores da Copel Cristiano Hotz (Jurídico) e Jonel Iurk (Novos Negócios) e pelo presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

O anúncio foi feito durante reunião realizada no Palácio Iguaçu com os deputados estaduais Tadeu Veneri, Nelson Luersen e Professor Lemos. O encontro também teve a presença do procurador do Ministério Público do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior; de Darci Frigo, representante do Conselho nacional de Direitos Humanos; padre Alex Cordeiro, representando o arcebispo de Curitiba Dom José Peruzzo; além de integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e de membros da Defensoria Pública.

PREMISSAS - Na reunião, o chefe da Casa Civil pediu a liberação pacífica do acesso à usina, afirmando que esta é uma das premissas para a sequência das negociações. O bloqueio promovido pelo MAB provocou a demissão de 1.000 trabalhadores que estavam impedidos de acessar o canteiro de obras.

Rossoni também elencou outras condições que precisam ser aceitas pelo movimento que lidera os atingidos para a continuidade do diálogo: permissão para realização do cadastro das propriedades; negociação direta com proprietários; possibilidade de assentamento individual; e possibilidade de assentamento coletivo.

“Temos que ser realistas. Assim como há famílias que querem a negociação coletiva, há muitos proprietários que desejam fazer a negociação individual para escolher a melhor opção oferecida pela empresa”, disse Rossoni. Segundo ele, o MAB precisa dar a oportunidade para as partes interessadas conversarem.