Notícias

IAP estabelece novo Plano de Uso e Ocupação do Solo da Usina de Salto Caxias, no Oeste

10/11/2017 | 12h28

 

imprimir comentários


Crédito: Kleyton Presidente - Casa Civil

 

O chefe da Casa Civil Valdir Rossoni participou na noite desta quinta-feira (9), em Boa Vista da Aparecida, região Oeste do Estado, da assinatura da portaria que define o novo zoneamento do uso e ocupação do entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica Governador José Richa (Salto Caxias), instalada nos municípios de Capitão Leônidas Marques e Nova Prata do Iguaçu.

A portaria foi assinada pelo presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, durante reunião com prefeitos, empresários e lideranças do Oeste paranaense.  

“Assumimos o compromisso há um ano e meio. Hoje, estamos aqui para honrar o compromisso assumido pelo governador Beto Richa com o desenvolvimento de toda essa região”, afirmou Rossoni.

O presidente do IAP explicou que o plano é provisório e que técnicos do IAP e representantes dos municípios lindeiros terão 90 dias para realizar ajustes e estabelecer regras definitivas. Segundo ele, a decisão é pioneira e o objetivo é avaliar se as mudanças propostas poderão ser cumpridas na prática.

“A nova portaria não significa que tudo está liberado. É preciso responsabilidade de cada um de vocês, especialmente dos empresários. É preciso saber usar bem o reservatório para atrair os turistas. A partir do momento que ele for contaminado, o turismo acaba em toda região”, disse Mossato Pinto.

Para o prefeito de Boa Vista da Aparecida e presidente do movimento Pró-Caxias, Leonir dos Santos, o novo plano diretor mudará a realidade e será um marco no desenvolvimento dos municípios.  “Sonhávamos e esperávamos pela nova regulamentação há muito tempo. Boa Vista Aparecida e Região serão outras depois desse dia”, garantiu.  

Mudanças –A nova regulamentação do entorno da usina de Salto Caxias define quais áreas podem ser utilizadas para lazer – com marinas, decks e praias artificiais, por exemplo – e quais precisam ser preservadas.

As normas já vinham sendo discutidas pelo chefe da Casa Civil e os prefeitos de Três Barras do Paraná (Hélio Bruning), Nova Prata do Iguaçu (Adroaldo Hoffelder), São Jorge do Oeste (Gilmar Paixão), Boa Esperança do Iguaçu (Evandro Cecato), Salto do Lontra (Maurício Baú) e Boa Vista da Aparecida (Leonir dos Santos). E também em audiências públicas e encontros entre técnicos da prefeitura e do IAP de Curitiba e do escritório regional do instituto.

USINA – A Usina Hidrelétrica Governador José Richa, também conhecida como Salto Caxias, pertence à Copel e foi inaugurada em 1999. Sua capacidade de produção é de 1.240 megawatts e fornece energia elétrica para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País.

Participaram do evento o secretário especial de Assuntos Estratégicos, Edgar Bueno, os deputados estaduais André Bueno, Paulo Litro além de prefeitos, vereadores e lideranças de toda região Oeste.  

Foto: Kleyton Presidente - Casa Civil

 

Foto: Kleyton Presidente - Casa Civil

 

Foto: Kleyton Presidente - Casa Civil


                                

 

Comentários

Nenhum comentário registrado para esta notícia. Seja o primeiro!

Destaque

mais notícias

Galeria de Fotos

mais álbuns

Acompanhe



Saiu na mídia



Receba nosso informativo

 

 

mapa do site