Rossoni destaca participação da população em reformas de escolas

05/04/2018 | 14h00

O chefe da Casa Civil Valdir Rossoni esteve nesta quinta-feira (4) em Bituruna, região Centro Sul do Estado, para conhecer as obras realizadas, através do programa Escola 1.000, no colégio do assentamento Santa Bárbara.

Cerca de 150 famílias vivem no local, distante quase 30 quilômetros da região central da cidade. “A comunidade daqui é o retrato do que vimos em todo o Paraná durante a execução do Escola 1.000, através do qual reformamos mil colégios em oito meses. É o exemplo que a população sabe aplicar bem os recursos que chegam à comunidade”, disse Rossoni.

Ao todo, o governo do Paraná está reformando 1,6 mil das 2,1 mil escolas da rede estadual de ensino através dos programas Escola 1.000, Reparo Rápido e Mãos Amigas. O investimento é de quase R$ 500 milhões.

Foto: kleyton Presidente

O Colégio Estadual do Campo Santa Isabel funciona em parceria com a prefeitura de Bituruna (dualidade) que administra no mesmo local a Escola Rural Municipal São Miguel e atende cem alunos no ensino fundamental e médio e estudantes da rede municipal até o quinto ano. A direção recebeu R$ 100 mil diretamente na conta da instituição de ensino e coube aos moradores, professores e direção escolar decidirem quais obras eram prioritárias.

Com os recursos foram feitas a reforma do ginásio de esportes, que também será utilizado para encontros dos moradores, e outras obras de infraestrutura. A escola também conta agora com espaço de incentivo à leitura criado pelos professores e um bosque plantado pelas mulheres.

O chefe da Casa Civil adiantou que a unidade vai receber em breve mais R$ 140 mil em equipamentos de informática através do programa Escola Conectada para modernizar a informática para alunos e professores. “Estou encerrando meu trabalho na Casa Civil. Nasci no interior de Bituruna, na comunidade de Empossado, e sei do orgulho de vocês de morar neste local. Eu também tenho orgulho de ser biturinense. E onde eu estiver farei sempre o meu melhor pela nossa comunidade”, disse Rossoni.

Foto: kleyton Presidente

Emblemática – Até recentemente a escola era dirigida pelo professor Nereuvaldo da Silveira, que hoje coordena a diretoria Administrativo-Financeira do Instituto Fundepar e ajudou a coordenar o pacote de reforma das escolas do Paraná. Hoje é dirigida pela diretora Ana Paula Dias de Moura.

“Essa é um obra emblemática porque comprova que o programa Escola 1.000 atingiu seus objetivos e beneficiou até as comunidade mais afastadas do interior das pequenas cidades. Foi um belíssimo trabalho executado pelo chefe da Casa Civil e pelo Fundepar e que deixará marcas positivas em todo o Paraná”, afirmou o prefeito Claudinei Castilho.